.
Joomla!
A MISSÃO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTÓRICA DE UM CONCEITO PDF Imprimir E-mail

Harley Abrantes Moreira

UFRN -Aluno do Mestrado em História

Neste artigo, tentaremos resgatar uma genealogia do termo missão integral no Brasil. Nosso objetivo com isso é demonstrar quais idéias e ações protestantes, ao longo do século XX, amadureciam uma postura progressista e uma espiritualidade mais solidária (chegando mesmo ao engajamento em alguns casos), bem antes do Pacto de Lausane que, em 1974 começa a sinalizar para o desenvolvimento teológico do termo “missão integral”. Vários elementos serão considerados para percebermos o desenvolvimento de uma postura teológica, por assim dizer, alternativa, no seio da igreja evangélica brasileira, no decorrer do século XX. Entre eles o surgimento do termo “evangelical”, do movimento evangelical e a implantação de determinados projetos missionários.

O termo evangelical

Para compreender as bases da “Missão Integral”, não devemos nos furtar de buscar algumas pistas no início do século XX, especialmente no movimento “evangelical” ou “evangelicalista”. Podemos dizer que este representa a intercessão entre uma teologia conservadora e uma concepção sócio-política avançada, se comparada ao meio evangélico no qual se desenvolve. Compreender o significado teológico do termo “evangelical”, bem como as manifestações históricas destes, é imprescindível para entender o conceito de “Missão Integral”, que nasce do caldo evangelical no início do século XX

Leia mais...
 
A HISTÓRIA DA LEITURA RELIGIOSA COMO CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DO TEOLÓGICO NO CONTEXTO BRASILEIRO PDF Imprimir E-mail

Dr. João Leonel

Pós-Graduação Letras

Universidade Presbiteriana Mackenze.

AA HISTÓRIA DA LEITURA RELIGIOSA COMO CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DO TEOLÓGICO NO CONTEXTO BRASILEIRO

Dr. João Leonel Pós-Graduação Letras Universidade Presbiteriana Mackenze.

INTRODUÇÃO

Talvez pareça estranho no contexto da reflexão teológica a introdução de conceitos históricos e literários. Mas julgo que a utilização da História da Leitura, campo interdisciplinar que congrega historiadores, sociológicos e teóricos da literatura, como elemento reflexivo colabora para a observação e análise do campo religioso e teológico brasileiro.

Nesse contexto, proponho nesta comunicação que seja dada atenção para a História da Leitura religiosa brasileira, particularmente a protestante, como indicadora dos caminhos pelos quais a religiosidade protestante tem caminhado. Parece-me claro, nesse sentido, que proponho uma inversão ao que se faz em termos teológicos, sejam eles dogmáticos ou exegéticos. Em lugar de partir de textos fundantes, teologias sistemáticas e a Bíblia, tomo como ponto de partida a observação do que se lê para que esses dados sejam utilizados na identificação do espectro protestante, tanto passado como atual.

Leia mais...
 
Delegação de 50 brasileiros participa do CLADE V em Costa Rica PDF Imprimir E-mail

 

Entre os dias 9 e 13 de julho, na cidade de San Jose, capital da Costa Rica, aconteceu o CLADE V – Quinto Congresso Latino Americano de Evangelização. Assim como os três anteriores, ele foi convocado e organizado pela Fraternidade Teológica Latino Americana (FTL). O CLADE em sua quinta edição, teve o intuito de pensar a Teologia da Missão Integral no contexto da America Latina e Caribe. Os quatro últimos CLADE’s aconteceram em Bogotá (Colômbia), em 1969; em Lima (Peru), em 1979; e em Quito (Equador), em 1992 e em 2000.

O Tema do encontro foi Sigamos a Jesus no seu Reino de Vida. Guia-nos, Santo Espírito! O CLADE V se propôs a ser um processo de reflexão teológica e celebração da Missão de Deus no contexto Latino Americano.  Durante uma semana, cerca de 800 irmãos e irmãs, da América Latina, do Caribe e de outras partes do mundo reuniram-se em torno de centenas de mesas para analisar a atual situação da Teologia da Missão Integral e propor novos desafios para o futuro próximo.

Leia mais...
 
Encontros e novos núcleos da FTL-B surgindo PDF Imprimir E-mail

No final do mês de agosto alguns núcleos da FTL-B se reuniram para dar iniciou aos encontros de reflexão pós Quinto Congresso Latino Americano de Evangelização - CLADE V. O destaque ficou por conta dos núcleos Londrina (PR) e São Luís (MA).

Em Londrina (25/08) tivemos a participação dos professores Antônio Carlos Barro, Jonathan Menezes, Jorge Henrique Barro e Luis Silvério, entre outros participantes do núcleo. Neste encontro procurou-se através desses nomes trazer aos participantes quais foram os ‘olhares’ e impressões do CLADE V, trabalhando pontos e falas que pudessem explicitar e convidar o grupo à reflexão sobre os processos da Missão Integral da Igreja em solo Latino Americano e Brasileiro, bem como as possibilidades e limites da relação entre o olhar de cada um e a visão do grupo quanto ao seguimento de Jesus (Tema que o setor Brasil da FTL ficou responsável na apresentação no CLADE).

Leia mais...
 
Consulta Nacional da Fraternidade Teológica Latino Americana elege nova diretoria para os próximos três anos. PDF Imprimir E-mail

Plenária da Consulta Nacional da FTLOcorreu entre os dias 07 e 09 de julho, no acampamento da Mocidade para Cristo nos arredores de Belo Horizonte, a Consulta Nacional da Fraternidade Teológica Latino Americana, Setor Brasil (FTL-B). Por ocasião da proximidade do 5º Congresso Latino Americano de Evangelização que ocorrerá na Costa Rica no mês de julho, a Consulta Nacional da FTL teve como tema, “Seguir a Jesus vivendo o Reino de Deus a partir do contexto brasileiro”.

Com cerca de 100 participantes de diversas denominações e estados brasileiros, a Consulta contou com diversos palestrantes, gente de longa caminhada na FTL como Ariovaldo Ramos (SP), Julio Zabatiero (ES), Ricardo Barbosa (DF) e Jorge Henrique Barro (PR) entre pessoas de uma nova geração membros da FTL como Any Ribeiro (SP) e Lucy Luz (BA). Palestras acerca do meio ambiente também aconteceram, para conscientização e mobilização de uma Teologia da Missão Integral, a questão da sustentabilidade não poderia ficar de fora em plena época de acontecimento da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida popularmente como Rio+20 e o evento paralelo, Cúpula dos Povos. As palestras neste âmbito foram realizadas por Marcelo Morandi e João Tinôco Moreira Neto. O primeiro, residente em Campinas e pesquisador da EMBRAPA; o segundo, residente em Belo Horizonte, atualmente é pastor, mas por muitos anos foi professor de agronomia na Universidade Federal de Viçosa, MG. Nos dias do encontro, entre devocionais e palestras, houve a parte musical que foi conduzida por Carlinhos Veiga (DF), Roberto Diamanso (SP), Carol Gualberto (MG) e músicos convidados.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
FTL Brasil